O quotidiano das Organizações, sejam elas empresas, equipas, escolas ou outras instituições, assenta no seu conjunto de hábitos, nos processos desenvolvidos para dar resposta aos seus desafios, nos comportamentos individuais e coletivos que concretizam intenções em ações.
Naturalmente, uma variável importante no caminho traçado por cada Organização é definido pela Visão de quem a lidera, pela Missão que enfrenta e pelos Valores que defende.
A Visão define qual o caminho a seguir. A Missão indica como lá chegar. Os Valores ajudam a perceber o que é essencial.
Contudo, no quotidiano das Organizações, é por vezes difícil perceber se esta está, ou não, a seguir o seu caminho (Visão), se está a concretizar a sua Missão, ou onde estão os seus Valores quando os vemos atuar.
Em muitas organizações que conheço, criam-se documentos que não saem da gaveta, cartazes que passam despercebidos, folhetos que ninguém lê, material que não se usa.
Desta forma, não servem para nada a Visão, Missão e Valores. Apesar dos documentos escritos, estes princípios existem verdadeiramente?
Outras organizações podem não ter tudo conceptualizado ou escrito, mas têm na sua Cultura tudo o que é necessário e que vai além da Visão, Missão e Valores. Têm pessoas que valorizam a génese da sua Organização, que assenta nas raízes pessoais, profissionais e culturais dos seus fundadores, na ambição do projeto que desenvolveram.
Esta é a essência de qualquer Organização. As Organizações são as suas pessoas. As pessoas são o que fazem. Então, as Organizações são aquilo que as suas pessoas fazem não aquilo que está escrito.
Muito mais importante do que uma Organização definir a sua Visão, Missão e Valores, é ter as suas pessoas alinhadas numa cultura, assente em princípios que guiam o seu relacionamento para dentro e para fora da Organização.
Nem tudo é quantificável ou mensurável. Nem tudo se verbaliza ou transcreve, nem tudo se mede.
O que as Organizações realmente precisam, antes de definirem a sua Visão, Missão ou Valores, é conhecerem-se a si mesmas. De onde vieram. Para onde vão. Como chegam lá.
Comments